quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Estratégia de Marketing Turístico


A Estratégia de Marketing Turístico posiciona o destino no mercado.
Mas para ocupar um lugar especial na mente e no coração dos turistas,
é preciso que seja inovadora e agregue valor à marca.

No processo de gestão do mercado, a Etapa Diagnóstica é fundamental para o reconhecimento da atual posição competitiva da marca turística, e antecede a Etapa de Formulação das Estratégias.


O diagnóstico serve como referência para a formulação de estratégias mais adequadas e inovadoras, as quais deverão orientar a atuação do destino, roteiro ou empresa em suas ações de marketing
.



Segundo definição encontrada no livro de Joseph Chias, estratégia é a “gestão do não-óbvio de um sistema no tempo”, isto é, “é mais que uma formulação antecipada de uma via de condução das ações para alcançar alguns objetivos”.


Por isso, as estratégias devem ser inovadoras e ordenar as ações que estarão construindo a imagem da marca ao longo do tempo.



É com a estratégia que definimos o que queremos ter e o que vamos promover. É o momento de definição da visão e da imagem desejada pelo destino – ou seja, do posicionamento desejado, que significa a representação da identidade, dos diferenciais em relação à concorrência e dos valores de mercado.


É na estratégia que são definidos os propósitos do destino, assim como os produtos que serão promovidos, os públicos prioritários e os objetivos que pretendemos no planejamento de marketing.


A imagem e o posicionamento de um destino, roteiro ou empresa são obtidos como resultado de uma dupla atuação – por um lado, relacionada àquilo que fazemos, e por outro, relacionada àquilo que dizemos e como dizemos.

Logo, as atitudes e a comunicação do destino devem ser conduzidas pelas mesmas estratégias, de modo que fortaleçam a marca turística e criem um bom relacionamento com o mercado.


Dessa forma, preste muita atenção às estratégias, pois são elas que nos levam ao caminho do posicionamento e do diferencial competitivo da marca, além de refletirem os valores e a identidade do destino, tornado-se a oportunidade de conquista de um lugar especial no coração e na mente dos turistas.

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