segunda-feira, 2 de julho de 2012

Inovação & Ecoturismo

O Blog Tour da Experiência segue oferendo exemplos de inovações aplicadas a produtos turísticos, a fim de estimular a criatividade dos nossos empreendedores. Depois de falarmos sobre gastronomia e meios de hospedagem, é chegada a hora de abordarmos o tema ecoturismo.

Com a aproximação dos grandes eventos esportivos a serem realizados em nosso País – quais sejam, a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 – os produtos turísticos associados à natureza, como o ecoturismo e o turismo de aventura, passam a ser as grandes apostas do mercado nacional. Por isso, apresentamos agora dois exemplos de inovação neste segmento.


Community Tours Sian Ka’an - México


A Community Tours Sian Ka’an é uma cooperativa formada por 25 profissionais, incluindo guias, barqueiros, vendedores, coordenadores de venda e operações, que opera e comercializa passeios ecológicos na Reserva da Biosfera de Sian Ka’an, em Tulum, na Riviera Maia mexicana – Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

A partir da elaboração de um Planejamento Estratégico, voltado para a operação de turismo sustentável na reserva, a cooperativa formatou uma série de passeios com alto valor agregado, que proporcionam experiências únicas, unindo cultura, natureza, atividade esportiva, envolvimento com a comunidade, náutico e pesca.

Os tours incluem passeios de barco pela lagoa, descida de bóia no rio, caiaque, passeio de barco no pôr do sol, com queijo e vinho, trilha na reserva para observar fauna, flora e ruínas maias.

Detalhe: esse último passeio termina com uma surpresa: uma mesa de frutas, muito bem cortadas, servida em plena floresta.

Além da vontade e do comprometimento dos líderes dessa comunidade indígena, que vivia praticamente excluída da sociedade, alguns esforços foram fundamentais para o seu sucesso, como o treinamento e a capacitação constante dos profissionais.

Além disso, conscientes da importância da preservação ambiental, a cooperativa decidiu destinar 10% do total do faturamento obtido com a venda de passeios para a conservação de Sian Ka´an.


Dessa forma, as ações em cooperação extrapolam a organização, operação e venda dos tours na reserva. Um dos princípios básicos da Community Tours, portanto, é o incremento na qualidade de vida das comunidades que vivem na Reserva, por meio da geração de emprego e renda.

Por tudo isso, em 2005, a Community Tours recebeu o prêmio da Condé Nast Traveller (uma das mais respeitadas revistas de turismo do mundo) pela promoção do turismo sustentável, por meio da redução da pobreza nas comunidades.


Lugar da Memória - Portugal


Com o intuito de corresponder à crescente necessidade de valorizar e dinamizar o patrimônio cultural e ambiental, nasceu em Portugal o Projeto Lugar da Memória, que se distingue por desenvolver soluções inovadoras e criativas através de um sistema de gestão integrada que visa essencialmente estabelecer planos de intervenção cultural e ambiental, e desenvolver produtos criativos nas áreas do turismo cultural e de natureza.

E uma das experiências mais interessantes desenvolvidas pelo projeto é o Percurso com Yoga no Mosteiro de S. João d’Arga, um dos mosteiros mais antigos de Portugal, ponto de parada para os peregrinos de Santiago, e que ainda hoje atrai multidões de todos os lugares para uma das festas mais míticas da região.

Esta experiência começa com um convite para os turistas trilharem os caminhos da Serra d’Arga, acompanhando o ribeiro de S. João, com belas cascatas e refrescantes piscinas naturais. O passeio passa pela histórica povoação da Arga de S. João, até chegar ao Alto da Coroa por um caminho empedrado, outrora percorrido por pastores e peregrinos de Santiago e romeiros de S. João. Depois, toma-se novamente o curso do Ribeiro de S. João e segue-se rumo ao Mosteiro de S. João d’Arga, encaixado a meio do vale e escondido por um bosque inspirador.

Aqui, no final da viagem, em um dos recantos mais emblemáticos da Serra d’Arga, os turistas têm um encontro espiritual e físico com a paz que os monges beneditinos de S. João imprimiram neste lugar, com direito a uma aula de Yoga que complementará a tranquilidade e bem-estar que só estes locais nos podem proporcionar.





2 comentários:

  1. Vocês poderiam ter dado o crédito ao Agente no Turismo pela publicação do post sobre Sian Ka'an. Eu trabalhei no projeto de Benchmarking e tive a oportunidade de conhecer de perto o trabalho maravilhoso que eles fazem por lá.
    Agradecemos pela divulgação do post, mas pedimos para publicar a autoria, que é nossa (www.agentenoturismo.com.br).
    Obrigada

    Marta Poggi e Borges

    ResponderExcluir