Mas para que isso aconteça, é fundamental que estejamos profundamente conectados com seus desejos, pois assim poderemos tocar seu coração, sua mente e seu espírito, e conquistar a sua preferência.
Em síntese, quando falamos em marketing, estamos nos referindo a um conjunto de atividades econômicas voltadas para satisfazer as necessidades e os desejos dos turistas. Dessa forma, fica claro que o sucesso de qualquer empresa ou organização passa inevitavelmente pela preocupação constante em satisfazer e encantar seus clientes.
Por conta disso, o primeiro passo de um Plano de Mercado é reconhecer o perfil dos turistas – tanto aqueles que já visitam o destino, quanto aqueles que ainda pretendemos conquistar.
Afinal, a concorrência no mercado turístico está cada vez maior, e os consumidores cada vez mais têm acesso às ofertas por meio das novas tecnologias. Logo, tal crescimento da diversidade da oferta acarreta, por consequência, um aumento no poder de barganha do consumidor, o que torna ainda mais estratégico o nosso esforço em conquistarmos sua preferência.
Diversas pesquisas realizadas nos últimos tempos reforçam a importância dos prestadores de serviço proporcionarem um envolvimento maior com os visitantes no destino, criando laços a partir de experiências que sejam memoráveis.
Está sabido que o turista do Século 21 busca muito mais do que hospedagem e visitações a atrativos. Ele está à procura, na verdade, de experiências mais complexas e completas, ou seja, ele quer conhecer lugares para ampliar seu universo, quer vivenciar outras culturas, quer aguçar os sentidos, ter novas sensações, criar vínculos, praticar esportes, explorar o desconhecido, enfim, ele deseja muito mais do que simplesmente uma transação de compra e venda.
Enxergue o seu turista plenamente, com coração, mente e alma. O mercado são pessoas... pessoas buscam a felicidade... e o turismo é o negócio da felicidade!
Somente compreendendo o turista atual, que não é mais o coadjuvante de sua viagem e sim um co-criador, que se interessa em participar inteiramente da experiência turística, será possível encontrar a inovação certa do produto e serviço e criar o grande diferencial do negócio.
Muito bom o texto e interessante este tema de experiência, onde muitos destinos ainda não aproveitam o foco no cliente e se deixam levar pelos dados quantitativos. Li um arquivo do planejamento do Canadá e achei fantástico. Deixo aqui uma opção também de leitura.
ResponderExcluirCompartilho tambem no blog mkturis.wordpress.com
Abraço