segunda-feira, 14 de maio de 2012

A importância do trabalho em rede

Autonomia, horizontalidade, cooperação e democracia: eis os quatro elementos que caracterizam o trabalho em redes de cooperação – poderosas estruturas direcionadas à troca de informações, à produção de conhecimento e à disseminação de novas tecnologias.

Nas últimas décadas, a formação de redes de cooperação vem sendo apontada por muitos especialistas como a mais significativa inovação humana no campo da organização social. Criadas como uma alternativa às estruturas em forma de "pirâmide" – nas quais a comunicação entre os integrantes acontece de cima para baixo, a partir de um topo – as redes, por outro lado, possuem uma lógica que permite a todos seus componentes ligarem-se de maneira "horizontal", ou seja, sem que nenhum de deles possa ser considerado o centro do processo.

A cooperação é um modo de conviver, uma cultura, um modo de pensar e agir de um grupo ou de um povo. Assim como a democracia, ela precisa ser construída no cotidiano das pessoas, das comunidades, das organizações. A cooperação é parte de uma atitude básica diante da vida.


De acordo com Francisco Whitaker, um dos mais importantes pensadores sistêmicos da atualidade, a principal vantagem das estruturas em rede está relacionada à distribuição dos poderes decisórios numa organização: "Em redes não há um chefe, o que há é uma vontade coletiva de realizar determinados objetivos, pois todos decidem sobre suas próprias ações, e não sobre ações de terceiros".

Sob o ponto de vista da atividade turística, portanto, este modelo está intimamente ligado à ideia de "comunidade", ou seja, da "existência de uma cultura associativa entre indivíduos com interesses iguais" – o que confere a essas estruturas um grande dinamismo no que tange à disseminação de informações, à troca de experiências e à produção descentralizada de inovações.

As redes de cooperação são úteis para planejar mudanças, liberam o potencial criativo das pessoas envolvidas, definem ações para implementação imediata, integram pessoas, grupos e organizações, e geram compromisso com as decisões tomadas pelo grupo. 


Em outras palavras, por meio da formação de redes, os atores são capazes de reduzir custos, dividir riscos, qualificar seus produtos e conquistar novos mercados, garantindo, assim, a viabilidade e o desenvolvimento do turismo em suas regiões. Mas para que isso aconteça, é preciso que os participantes da rede de cooperação cumpram os seguintes requisitos:


Por tudo isso, a prática do trabalho em rede, no Brasil, está incorporada ao Programa de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo MTur, sendo concebida como uma estratégia de fundamental importância no apoio ao desenvolvimento turístico regional. Afinal, ao facilitar a atuação compartilhada entre os atores locais – através da formação dos Comitês Gestores –, as redes estimulam o surgimento de novas parcerias, além de fortalecerem a sinergia no processo de planejamento e execução das ações.

Este modelo de gestão cooperada, portanto, deve ser definido a fim de favorecer a criação e a manutenção de um ambiente de integração e de contínua troca entre os diversos atores, proporcionando uma maior agilidade na execução das ações, e permitindo um contínuo monitoramento dos resultados.


O papel do Comitê Gestor é ser o "arquiteto" do Projeto Tour da Experiência.

Sua atuação é direcionar o plano operacional de acordo com o plano estratégico traçado; promover o sincronismo das ações entre os atores envolvidos no projeto; coordenar as ações pensadas regionalmente, mas operacionalizadas localmente; alimentar constantemente o banco de informações do Projeto; e buscar recursos para incrementar as ações.


Por fim, é importante salientarmos que o sucesso de um Comitê Gestor depende do grau de confiança existente entre os atores envolvidos, o que, por sua vez, depende da escolha destes participantes. Para que se estabeleça uma rede de cooperação, o grupo deve ser eficiente e eficaz em suas obrigações, e composto por atores com representatividade e dispostos a trabalhar em conjunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário