à história e ao turismo de compras!
No primeiro semestre de 2012, o Projeto Tour da Experiência realizou uma série de pesquisas e enquetes com o objetivo de conhecer melhor a imagem atual de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, e sondar as expectativas dos turistas em relação à oferta desses destinos.
Já a enquete foi realizada durante sete dias, também no Portal de Hospedagem, com um retorno de 3 mil respostas.
Enquetes mostram a força dos atrativos naturais de Pretópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.
PETRÓPOLIS – Aqueles que conhecem o destino o escolheram devido a aspectos como ecologia, beleza natural, história, cultura, compras e a gastronomia, tão importante para complementar as experiências de serra. Quando questionados sobre o que falta em Petrópolis, os que a conhecem citaram como questões predominantes a falta de receptivos (29%) e a carência de restaurantes e experiências gastronômicas (38%). Veja o quadro abaixo.
TERESÓPOLIS – Já no que se refere a Teresópolis, o segmento de ecoturismo é o grande motivador associado ao destino. Os demais segmentos não parecem ser reconhecidos fortemente, sendo seguido por compras. Os que conhecem identificam que faltam serviços, e os aspectos históricos-culturais e a produção associada não são percebidos como diferencial.
NOVA FRIBURGO – A imagem de destino ligado à natureza se mantém como nos demais destinos; a beleza natural e o turismo de aventura aparecem como motivadores. Exite uma percepção dos entrevistados sobre serviços e atrativos que precisam ser a ser melhorados.
Os destinos da Região Serrana do Rio de Janeiro, segundo a enquete, têm muito trabalho de divulgação a ser feito, pois ainda existe uma falta de conhecimento sobre os atrativos e sobre segmentos-âncora da região.
A pesquisa on-line mostra que Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo são desejadas até por quem ainda não conhece os destinos!
Um dos resultados mais importantes da pesquisa se refere ao fato de que quase 100% daqueles que não conhecem os municípios de Petrópolis, Teresópolis ou Nova Friburgo gostariam de conhecê-los. Além disso, a pesquisa revela que aqueles não gostariam de conhecer é por terem poucas informações dos destinos. Veja os quadros abaixo:
Na pesquisa, da mesma forma que na enquete, os destinos aparecem com uma imagem associada a belezas naturais; e os serviços de receptivo, assim como as opções de gastronomia, precisam melhorar.
Outras informações relevantes:
PETRÓPOLIS – De acordo com a pesquisa realizada com questionário mais abrangente, a maioria das pessoas que conheceram Petrópolis se surpreenderam também com os atrativos histórico-culturais, reconhecendo o segmento-âncora do destino e confirmando a identidade utilizada, qual seja, a História do Império. Dessa forma, além da natureza, Petrópolis está associado essencialmente ao segmento histórico-cultural.
TERESÓPOLIS – Teresópolis também aparece associado à natureza, à história, à cultura e às compras de forma equilibrada. A identidade do destino também parece ser melhor percebida na pesquisa do que na enquete, com potencial de ser ainda mais trabalhada (atrativos, experiências turísticas e serviços precisam ser melhorados e divulgados).
NOVA FRIBURGO – Mesmo na pesquisa, que traz questões de múltipla escolha, os itens natureza, cultura e compras são os principais aspectos associados ao destino. Há um aumento da atratividade em relação a enquete, mas aparece também a confirmação de que é necessário melhorar a divulgação para aqueles que não conhecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário