sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Atendimento ao cliente
















Na dinâmica da economia atual, as empresas, em todos os ramos de atividades, buscam caminhos para aumentar a satisfação dos clientes, realizando seus sonhos e desejos.

Nesta etapa de encerramento do Projeto Tour da Experiência Serra Carioca, o nosso blog está abordando alguns temas fundamentais para o sucesso de nossos empreendimentos turísticos. E entre eles, um dos mais importantes na atualidade é o atendimento aos clientes – que, na verdade, representam a verdadeira razão de existir dos destinos e prestadores de serviços no setor turístico.


Em um mercado cada vez mais competitivo, a busca pela excelência no atendimento se tornou fundamental.

Nos  decorrer das últimas décadas, os clientes – em nosso caso, turistas e intermediários do trade – tornaram-se cada vez mais exigentes em relação aos seus direitos.

Por outro lado, na luta por conquistar sua preferência, as empresas se deram conta de que o tratamento conferido a eles está diretamente relacionado ao sucesso nos negócios.


Hoje em dia, os turistas buscam envolvimento profundo com a cultura e a natureza dos destinos turísticos, com o objetivo de enriquecimento pessoal. Entretanto, sabemos que esses clientes estão expostos a uma infinidade de ofertas em nível mundial. Portanto, o nosso desafio é ser preferido por este turista potencial. Mas qual é o segredo para isso?


O mercado é constituído de pessoas. Por isso, o cliente deve sempre ser o foco principal de nossas estratégias.

Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que atender aos nossos turistas, fornecedores e colaboradores significa, sobretudo, estabelecer laços de relacionamento.

Ou seja, independente do tipo de personalidade que cada um deles possa ter, é preciso que sejam vistos como pessoas.

Isso significa que todo aquele que pretende vender alguma coisa ou ideia deve, acima de tudo, praticar a empatia, que nada mais é do que se colocar no lugar do outro, entendendo o desejo do cliente e oferecendo o serviço para surpreendê-lo positivamente.


Aspectos essenciais do atendimento ao cliente


  • Compreensão das suas necessidades e desejos; 
  • Comunicação eficiente no atendimento; 
  • Percepção e empatia – colocar-se no lugar do cliente; 
  • Treinamento para melhorar o atendimento; 
  • Dar espaço para ele participar – criação conjunta.



Valores para atendimento que não implicam gastos

  • Credibilidade, confiança, reputação: Se você promete que seus serviços ou produtos atendem as expectativas de seus clientes, então cumpra a promessa.
  • Conveniência: É fundamental atender seu cliente no tempo que ele exige, dentro de suas necessidades e onde ele quer ser atendido.
  • Facilidade: Torne tudo muito simples e fácil ao seu cliente. Eles já possuem outros tipos de preocupações. 
  • Excelência: Se as pessoas de sua empresa são boas, não é o suficiente. Se elas são ótimas, não é o suficiente. Motive a superação sempre.
  • Antecipação: Não espere que seu cliente peça, não espere que ele reclame: faça uma pesquisa de satisfação e antecipe.
  • Bom humor: É a melhor e mais eficaz maneira de conquistar um cliente (tem impacto, envolve e é divertido).


E para encerrarmos este tópico, jamais esqueça que:


O cliente não é um estranho; é a parte essencial do nosso negócio.

O cliente não é uma interrupção do trabalho, mas o seu objetivo.

O cliente não depende de nós; nós é que dependemos dele.

O cliente não é um número estatístico; é uma pessoa igual a você.
O cliente não é com quem devemos discutir; é com quem devemos entrar em acordo.

O cliente tem necessidades, e a nossa tarefa é atendê-las; o cliente tem desejos, e a nossa tarefa é realizá-los.

O cliente merece sempre o tratamento mais amável e atencioso que possamos oferecer.

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