domingo, 30 de dezembro de 2012

Feiras e eventos

A participação de empresas e destinos em feiras nacionais e internacionais é cada vez mais importante para a geração de novos negócios no setor.

Se existe alguma ação fundamental para alavancar qualquer produto turístico no mercado, esta ação é, sem dúvida, a participação em feiras e eventos – que permitem a criação de laços de relacionamento, movimentando o mercado e acelerando os negócios.

Entretanto, para termos a certeza de que nossa participação trará bons resultados, é preciso, acima de tudo, que a nossa oferta esteja preparada, com argumentos sólidos, informações claras e materiais promocionais criativos e eficientes.

Por isso, o Blog Tour da Experiência oferece agora algumas dicas fundamentais para que você elabore um Calendário de Participação em Feiras e Eventos do Setor Turístico.


Basicamente, feiras segmentadas são espaços direcionados à troca de experiências, com o objetivo de ampliar a rede de relacionamentos, divulgar produtos e serviços e estabelecer parcerias comerciais, aproximando os empreendimentos da cadeia produtiva. Esses eventos podem, eventualmente, estar focados no consumidor final (turistas), ou nos demais atores do trade turístico.

Objetivos dos eventos dirigidos ao trade
  • Apresentar, promover e incentivar a comercialização de destinos e roteiros , contribuindo  para estruturá-los e qualificá-los para alcançar os mercados nacional e internacional.
  • Ampliar, fortalecer e renovar canais de distribuição e comercialização dos produtos, em especial dos novos roteiros turísticos.
  • Estimular a percepção da relevância dos Produtos Associados ao Turismo na formatação dos produtos/roteiros turísticos.
  • Fortalecer o processo de regionalização do turismo.
  • Institucionalizar e ampliar a integração e a cooperação entre Unidades  Federadas, regiões turísticas, e setores público e privado.
  • Disseminar e compartilhar informações, experiências e conhecimentos sobre a  turismo e outros temas relacionados.

Objetivos dos eventos dirigidos ao consumidor final
  • Apresentar, promover e incentivar a compra de roteiros, produtos e destinos turísticos, aproveitando para realizar um relacionamento com potenciais turistas e fornecer informações, argumentos e particularidades para convencê-lo a programar sua viagem – desejo de conhecer.
  • Educar o público visitante para o turismo e, com isto, gerar novas demandas.


Preparando a participação em feiras e eventos


Antes de tudo, o que devemos fazer é identificar os nossos públicos-alvo do evento, a fim de acertarmos as ações e elaborarmos as estratégias de comunicação adequadas às suas motivações.


Públicos
  • TURISTAS
  • TRADE
  • OPERADORAS E AGÊNCIAS
  • OPINIÃO PÚBLICA / IMPRENSA
  • COMUNIDADE

Estratégias para participação
  • Apresentar o produto /destino turístico, lembrando que ele  irá compor o “catálogo” de principais produtos brasileiros e do mundo.
  • Sempre comunicar seu produto para o mercado de operadoras e agências.
  • Ter o apoio da comunidade para atender a demanda que pode ser gerada na promoção.
  • E por fim, selecionar um calendário de eventos representativos- que tenha relação e identidade com  destino, produto ou serviço.

Como é o processo de participação para trazer resultados
  • Aproveitar as oportunidades que os eventos apresentam e se organizar em rede de prestadores de serviços do destino ou roteiro para organizar e formatar a oferta
  • Utilizar os eventos para posicionar a marca do destino, dando visibilidade aos seus diferenciais e atrativos de forma clara e sincronizada;
  • Apresentação dos produtos-âncora, dando impacto à marca no mercado turístico (escolher aqueles mais representativos, que estejam prontos e possam gerar atratividade) e ficar na cabeça  de quem escutar; Formar uma comissão de atores do destino para a organização e participação no evento, a fim de apresentar o produto de forma inovadora junto ao mercado e preparar o trade e a comunidade para a produção da próxima temporada;
  • Integrar esforços dos receptivos, operadoras e agências para a promoção dos produtos-âncora, que inseridos em roteiros de experiências.
  • E depois monitorar, quantificando resultados e medindo a demanda pós evento.



Confira no link abaixo o calendário de feiras e eventos do setor turístico referente ao primeiro semestre de 2013, e organize seu plano de participação!

mercadoeeventos.com.br

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