terça-feira, 23 de outubro de 2012

Turismo Ético e Sustentável


A busca pela sustentabilidade nos negócios e nos processos produtivos é o maior desafio da humanidade para o Século 21. E o turismo – que representa hoje um dos mais importantes segmentos econômicos do planeta – pode ser a vanguarda desta transformação.

O que é ser sustentável? Em poucas palavras, desenvolvimento sustentável é aquele que procura satisfazer as necessidades das pessoas sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras. Ou seja, é um conceito que defende a utilização racional dos recursos e a preservação da vida.

Ser sustentável, portanto, é ser capaz de crescer gradualmente e de forma contínua, sem saquear a natureza. Não podemos mais pensar em "crescimentos astronômicos", porque o planeta é um só, e está sendo rapidamente devorado pela infinita ganância humana.

Mas para que essas novas ideias sejam implementadas com sucesso, ou seja, para que possamos alcançar a categoria da "sustentabilidade" em nosso negócio –  lucrando de forma menos agressiva e ajudando a evitar o colapso ambiental do planeta – é preciso reflexão e planejamento.




Precisamos levantar a bandeira da sustentabilidade, e promover entre as comunidades o pensamento de que essa é a única forma possível de manter nossa economia em condições de gerar riquezas por mais tempo e de forma continuada. 





Não é tão simples estruturar um projeto de turismo sustentável, pois sua implementação exige ética das pessoas envolvidas – isto é, atitudes ambientalistas, regras de utilização dos recursos naturais e um pensamento ecológico – algo que se contrapõe ao encontrado hoje em muitos lugares.





















Mas não é impossível. Um bom projeto de turismo sustentável precisa, em primeiro lugar, formar um rede de atores composta por diversos setores, com o objetivo de estimular práticas sustentáveis, ou seja, práticas relacionadas a modos de produção voltados à solidariedade, à igualdade e à valorização da cultura e da paisagem do lugar.

Portanto, para que um destino seja considerado "sustentável", além de uma efetiva preocupação ambiental, é preciso que haja uma articulação cooperada entre os demais setores da economia – focalizada na valorização e na reinvenção do patrimônio simbólico característico do lugar.


Mas por que criar as redes de cooperação é tão importante? Porque, com elas, passamos a valorizar os produtos e serviços locais, regionalizando a economia, tornando-a equilibrada e ativa internamente. Esses produtos regionalizados recebem grande valorização por parte dos turistas – de modo que a chamada Produção Associada atua aqui como um suporte voltado à criação de novas redes de trabalho na própria região.



Em resumo, podemos afirmar que a "sustentabilidade" será sempre determinada pela garantia do bem estar econômico e social da comunidade que vive no destino – e pela garantia de proteção e respeito absoluto ao meio ambiente e a todas as formas de vida.



Esta é a proposta do Turismo Ético e Sustentável, comprometido em não agredir covardemente a natureza, e preocupado, ao mesmo, tempo com as necessidades dos turistas e dos moradores locais –movimentando a economia, melhorando a qualidade de vida das comunidades, e tendo na própria preservação ambiental a essência do produto ou serviço turístico.




A possível contribuição do turismo para a mudança do quadro global de destruição do planeta é, de fato, muito relevante. Isso porque o turismo é capaz de ensinar ao mundo como integrar naturalmente em um mesmo negócio o desenvolvimento socioeconômico e a defesa da vida.



Um comentário:

  1. DEATUR - DELEGACIA DO TURISTA DO ESTADO DE SAO PAULO DECRETO - 58.150/12

    ResponderExcluir