segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ferramentas Promocionais

Para que nossos produtos turísticos sejam eficientemente reconhecidos e aceitos pelo mercado, ou seja, para que possamos promover nossas ofertas, atingindo nossos objetivos, é necessário que lancemos mão de uma ampla gama de ferramentas promocionais, ou, de forma mais clara, "ferramentas de comunicação de marketing".

Essas ferramentas de comunicação e marketing cumprem a função de estabelecer conexões entre o produto turístico e seus públicos-alvo. 

A promoção em marketing pode ser mais bem compreendida se tivermos em mente que se trata de uma atividade que envolve, fundamentalmente, dois conceitos interligados: Comunicação e Marketing.


Comunicação é o processo pelo qual os pensamentos são transmitidos e o significado é compartilhado entre pessoas ou entre organizações e pessoas.

Marketing é o conjunto de atividades através das quais as organizações criam transferência de valor entre elas próprias e seus clientes.

No entanto, para que tenhamos uma compreensão mais profunda do processo geral em que a Promoção está inserida, devemos nos deter um momento sobre os quatro componentes do conhecido Mix de Marketing:



Propaganda – Envolve, de um lado, comunicação de massa, através de jornais, revistas, rádio, televisão e Internet; e de outro, comunicação direta, dirigida pessoalmente a cada cliente ou consumidor final. A propaganda é projetada para atingir objetivos a médio e longo prazo, pois é voltada para a geração de consciência de marca, ou seja, sua meta central é influenciar intenções e percepções.



Promoção de Vendas – Atividades de marketing que estimulam uma ação rápida do consumidor ou a venda imediata de um produto. Trata-se de oferecer incentivos para induzir ao consumo, seja na forma de economia de dinheiro ou brindes, e podem ser imediatos ou posteriores. É orientada para o curto prazo. Seu objetivo é o de gerar vendas, e por isso tem o caráter de urgência.

Venda Pessoal – É uma forma de comunicação pessoa a pessoa através da qual o vendedor informa, instrui e convence potenciais clientes a comprar os produtos e serviços de uma determinada organização. Envolve atividades como educar clientes, estimular a utilização de produtos e assistência de marketing, fornecer serviços pós-venda e suporte ao comprador.

Relações Públicas – São as comunicações não-pessoais para o público de massa. Mas, ao contrário da Propaganda, a organização patrocinadora não paga pelo tempo ou pelo espaço de mídia. As Relações Públicas normalmente assumem a forma  de comunicados sobre produtos ou serviços, declarações executivas, artigos informativos  de uma organização, o que costuma ser chamado de assessoria de imprensa.




Públicos-Alvo fundamentais

  1. Agências e operadoras de turismo – que constituem o chamado canal intermediário. 
  2. Consumidores finais – ou seja, os próprios turistas.

Os esforços promocionais para esses dois alvos devem ser considerados por meio de estratégias distintas, mas não excludentes. Essas estratégias podem ser bem representadas por meio do uso de duas metáforas esclarecedoras:

























Por fim, tendo conhecimento das ferramentas de comunicação utilizadas para a promoção, devemos partir então para a elaboração de um Plano de Comunicação Promocional contemplando igualmente os três momentos de conexão da nossa marca com os dois públicos-alvo...


PRÉ-EXPERIÊNCIA TURÍSTICA "antes de escolher o destino"
EXPERIÊNCIA TURÍSTICA "no momento que está usufruindo dos serviços no destino"
PÓS-EXPERIÊNCIA TURÍSTICA "depois que vai embora para a sua origem"


... de modo que é de fundamental importância equilibrarmos as ações nestes três momentos, para um resultado mais efetivo de relacionamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário