sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O vinho e o turismo















Colaboração de Bruna Cristofoli
Enóloga e empresária da Vinícola Cristofoli – empreendimento certificado pelo Tour da Experiência em Bento Gonçalves/RS.

O vinho acompanha a humanidade, vai muito além de uma bebida simples, o vinho é comida, faz parte das refeições e da vida das pessoas. Já ouvi comentários de que o vinho seria um dos elementos civilizadores da humanidade – e tem lógica! Para cultivar a videira e ter sempre acesso ao precioso líquido que Baco ou Dionísio dedicaram ao Homem, este teria que se fixar num local, tornando-se assim sedentário.

A videira origina a uva, cujo suco fermentado se transforma em vinho. A videira tem uma expressão muito diferente de acordo com o local onde é plantada – cada vinho proveniente de regiões várias é naturalmente diverso – o que o torna uma bebida, vamos assim dizer, única e espetacular! Esta diferença provém de alguns fatores determinantes que são: o clima local, a característica do solo, a variedade de videira e o modo usado pelo vitivinicultor – o Homem que a cultiva e a vinifica. Estes quatro fatores formam o terroir, palavra francesa que todo o mundo repete.

E o que isso tem a ver com turismo?

O Homem, percebendo toda esta riqueza cultural, não se contenta apenas em ir ao supermercado ou a uma enoteca (lojas que vendem vinhos) comprar uma garrafa de seu país ou de alguma outra parte do mundo, abrir e beber – como se fosse um refrigerante, padronizado e sempre igual. Fazemos isso no nosso dia-a-dia, contudo, cada vez mais nos motivamos a buscar um retorno às nossas origens e o vinho é o veículo para isso!

O vinho é algo que tem o poder de fazer com que as pessoas saiam de sua casa, tomem um avião, ou façam horas de carro, em direção a outra região, outro país, simplesmente para ver de onde vem ‘aquele’ vinho, quem são e o que motivou os homens e mulheres que o fazem?! Quando, do contrário, certamente neste mundo globalizado e numa grande cidade, poderiam ir à esquina da sua rua e comprar ‘aquela’ mesma garrafa.

O vinho vem da terra, expressão genuína do seu local de origem e do saber-fazer do Homem. É justamente isto que as pessoas buscam e este patrimônio cabe aos profissionais do vinho e do enoturismo manter e proporcionar através dele experiências memoráveis às pessoas que vem ao seu encontro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário