terça-feira, 21 de agosto de 2012

Acessibilidade: turismo para todos!



Há alguns dias, na postagem sobre o movimento Slow Food, falávamos sobre a importância das marcas hoje em dia estarem associadas a causas sociais profundas, comprometidas com a transformação da sociedade em um mundo melhor.

Nesse sentido, um dos temas mais importantes da atualidade é a inclusão social, cujo foco central – no que diz respeito ao turismo – é formulado por meio do termo acessibilidade.

Em poucas palavras, Turismo Acessível significa oferecermos a garantia de que todos os cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida sejam capazes de alcançar e utilizar serviços e equipamentos turísticos com segurança e autonomia.

Segundo a ONU, existem no mundo 500 milhões de pessoas com deficiência, das quais 80% estão nos países em desenvolvimento. Já de acordo com Organização Mundial de Saúde, 10% da população dos países desenvolvidos pertencem a este grupo.

No Brasil, 45 milhões de pessoas são portadoras de alguma deficiência – 14,5% da população total (8,3% com deficiência mental; 4,1%, física; 22,9 motora; 48,1, visual; e 16,7, auditiva).

Os idosos e as crianças, por sua vez, também fazem parte deste mercado que necessita de atenção especial, pois apresentam algumas restrições em relação à mobilidade e à necessidade de maior segurança. O mercado de idosos no Brasil representa aproximadamente 15 milhões de pessoas (8,6% da população, e as crianças com até 5 anos, 7,6%).

Portanto, tornar o turismo acessível é uma iniciativa que, além de contribuir para a inclusão social de pessoas com necessidades especiais, constitui-se numa grande oportunidade de ampliação dos negócios, atraindo um novo mercado que hoje têm suas demandas pouco atendidas.




Campo dos Sonhos & Jangada Adaptada

Um dos exemplos brasileiros mais importantes no quesito acessibilidade é, sem dúvida, o Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, em Socorro/SP.

Criado para que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida também possam realizar atividades turísticas, o hotel possui 27 acomodações adaptadas. Mais de 80% das construções contam com rampas, e por todo hotel há sistemas de corrimão, mapas táteis, placas em braile e pisos especiais com relevo para sinalização. Além disso, grande parte das atividades oferecidas é executada com equipamentos de acessibilidade, como a cadeirinha para tirolesa, selas de cavalo especiais, suporte para a tirolesa voadora e cadeirinha aquática para atividades feitas nas piscinas e na cachoeira.


Outro exemplo referencial no assunto acessibilidade é o Projeto da Jangada Acessível, em Maceió/AL, que foi desenvolvido em 2010 pelo arquiteto Jorge Luiz, com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano e da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas. A jangada acessível tem 1,90 de comprimento e 2,50 de largura e pode comportar até dois deficientes físicos com a cadeira de rodas, com acompanhante. 



Salão de Acessibilidade no Festuris 2012!


Tendo em vista a importância deste tema, o Festival de Turismo de Gramado terá como grande atração este ano o Salão de Acessibilidade – que trará para o evento uma reflexão sobre inclusão social imprescindível para o mercado, pois, como referimos acima, diz respeito a mais de 25 milhões de pessoas só no Brasil, e algo em torno de 500 milhões no mundo.

O Salão – que acontecerá entre os dias 22 e 25 de novembro, em Gramado/RS – apresentará ao público as mais importantes adaptações e inovações aplicadas em equipamentos e serviços turísticos no Brasil, unindo instituições e empresas que trabalham com este segmento e contribuindo para que até 2014 estejamos preparados para receber todos os visitantes na Copa do Mundo e nas Olimpíadas.

Trata-se, portanto, de uma grande oportunidade para debater, conhecer e apresentar essas iniciativas, com o objetivo de que todos tenham a possibilidade de vivienciar a diversidade turística do nosso país. Ademais, a acessibilidade no turismo é uma ação de responsabilidade social de importância fundamental  para o sucesso dos destinos – uma proposta inovadora de diferenciação e ampliação de mercados.

Fontes:
gazetaweb.globo.com
turismoadaptado.wordpress.com

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Jorge e estou começando um projeto de acessibilidade atitudinal (página no face em versão de teste ainda: https://www.facebook.com/pages/Instituto-de-Acessibilidade-Atitudinal-de-S%C3%A3o-Paulo/118131228385110) e gostaria de saber se posso usar essa primeira imagem: http://4.bp.blogspot.com/-wpwZl-MSzxg/UDPV0P7OCZI/AAAAAAAABLI/9BEsvIkc3cg/s400/acessibilidade+(5).jpg em meu projeto, eu posso divulgar seu blog em minhas redes sociais, como se fosse uma parceria.

    ResponderExcluir