quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O turismo e a Internet

As formas de interação, publicação e compartilhamento de conteúdo na Web são as mais efetivas ferramentas de marketing para os profissionais do turismo.

Existem diversas pesquisas referentes ao uso da Internet no Brasil e no mundo. Segundo os dados do Ibope NetRatings, os brasileiros somam hoje aproximadamente 83 milhões de internautas, sendo o Brasil o quinto país mais conectado do planeta. 


No mercado turístico, as duas ferramentas mais importantes são o boca-a-boca e a Internet.

Todas as pesquisas já realizadas, tanto qualitativas quanto quantitativas, mostram que a Web é a grande ferramenta para as operadoras e agências montarem seus roteiros.


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Marca Brasil, em janeiro de 2009, apontou que as operadoras de turismo utilizam a Internet como a principal ferramenta para formatação e para a divulgação de roteiros turísticos.

Outro estudo realizado pelo IMB, em março de 2009, apontou que os turistas utilizam a Internet como a segunda principal ferramenta para busca de informações e para a formatação de seus roteiros de viagem, perdendo apenas para o boca-a-boca. 

Portanto, não podemos ignorar este mercado demográfico de alto nível composto por milhões de pessoas.

Por que devemos investir na Internet?

Para montar uma rede de relacionamentos; disponibilizar informações sobre a sua empresa; atender aos seus clientes de forma rápida e barata; responder a questões freqüentemente perguntadas; distribuir informações atualizadas na hora; criar um serviço ativo por 24 horas; obter o retorno dos clientes e testar novos produtos e serviços; servir ao mercado local e global: não importa onde você esteja, você estará onde os seus clientes estão.


Ferramentas básicas de Internet

Tendo em vista todos esses motivos, nos resta entender um pouco mais sobre esses mecanismos a fim de aproveitarmos todas as suas potencialidades comerciais. Confira as principais ferramentas para você expandir seus negócios virtualmente:


Website: É a grande âncora institucional na Internet. Tem como principal objetivo organizar as informações do seu negócio, estruturando uma hierarquia para que todo o conteúdo seja entendido e acessado com facilidade. 

Hotsite: São áreas de informação criadas para o lançamento de um produto, o anúncio de um evento ou uma grande promoção. Ou seja, é um conteúdo com prazo de validade, seja uma semana ou um mês.

Blog: Site pessoal onde você pode publicar textos, imagens, vídeos e áudios de maneira personalizada. Os leitores podem escrever comentários sobre o que você publicar e também compartilhar seu post nas redes sociais.

Redes Sociais: Possibilitam a comunicação entre as pessoas, ao mesmo tempo, por meio da publicação de textos, fotos, vídeos e o que mais desejarem. 


Como usar as redes sociais

As redes sociais se tornaram um importante objeto de pesquisa e monitoramento para auxiliar as empresas a manter vendas e marcas sadias, através de dados, perfis, menções, comentários e contextos.

De acordo com o instituto ComScore, 90,8% dos brasileiros que acessam a internet acessam redes sociais, em busca por novidades, entretenimento, informação e interação com empresas.

Ou seja, o consumidor está disposto a dialogar com as empresas e quer ser ouvido e participativo nas decisões que competem aos produtos e serviços que utiliza. Cabe agora às empresas investir em ferramentas e construir comunidades em torno dos consumidores, pois dessa forma manterá um relacionamento mais estreito com seu público, caminhando de encontro à fidelização e ao engajamento.

Separamos algumas dicas de como utilizar de forma adequada as principais redes sociais disponíveis para as empresas atuarem:


Twitter

• Crie tweets com até 120 caracteres para permitir que outros usuários dêem retweet no tweet da sua empresa.

• Não postar muitos tweets seguidos pois polui a timeline. Afinal, os usuários querem acompanhar as atualizações de outros perfis também!

• Evitar usar abreviações e linguagens “internetês” como “vc”, “c/”, “p/” entre outras, pois não transmite seriedade.

• Foque em um tema que tenha a ver com sua empresa. Se é sobre tecnologia, procure falar de novidades e tendências na área. É isso que vai tornar seu perfil referência para os seguidores!

• Conversar é bom, mas no MSN. Twitter não é chat! É importante responder aos usuários, porém, evite conversar com seus seguidores para não poluir a time line de seus seguidores.

• Se for citar alguém, mencione seu perfil. Ex: “ O @fulano fez uma palestra ótima ontem.” É uma das práticas da rede.

• Compartilhe conteúdo! O Twitter vai muito além de dizer apenas o que você está fazendo. Compartilhe ideias, infográficos, vídeos...


Facebook

• Compartilhe conteúdos que tenham valor e se conectem com o que a sua empresa quer passar.

• Assim como o Twitter, os fãs de sua página querem acompanhar outras páginas. Assim, nada de poluir as timelines dos seus amigos com várias atualizações!

• Aproveite a “capa” e as “abas” que a nova configuração da Fan Page oferece às empresas para comunicar a essência da sua empresa, e demais informações que queira deixar em destaque.


YouTube

• Faça uso de vídeos curtos e diretos. Afinal, ninguém tem tempo e paciência para assistir mais do que 2 minutos!

• Vídeos bem humorados causam boa repercussão.

• Uso de tags é essencial para seu vídeo ganhar destaque na rede. Quanto mais tags pertinentes ao seu tema, mais alcance pode conseguir.

• Crie vídeos com um tema específico, que se conecte a sua empresa, para ter referência quando o assunto for procurado no canal.

• Não adinta querer fazer um vídeo para ser viral. Um vídeo viral se torna um por acaso!

• Integre o Youtube com suas outras redes como Twitter e Facebook. Isso ajuda na divulgação e no crescimento de visualizações.


Fonte: Cartilha Redes Sociais - Braztoa

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