segunda-feira, 23 de julho de 2012

Petrópolis e o Tour da Experiência

Como dissemos na postagem anterior, o Blog do Tour da Experiência está realizando uma série de entrevistas com os representantes dos três destinos atualmente contemplados pelo Projeto – Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis – no intuito de sabermos um pouco mais sobre o andamento dos trabalhos e sobre as expectativas dos gestores. E agora chegou a vez de Petrópolis! Com a palavra, o Diretor de Turismo da Fundação de Turismo de Petrópolis, Aníbal Duarte.

O conceito do Projeto Tour da Experiência, que propicia a interação com o público e eleva o turismo para a dimensão sensorial, se encaixa perfeitamente nas características de Petrópolis. Cada vez mais turistas querem participar, e Petrópolis abriga possibilidades imensas de desenvolver esse tipo de produto.

Anibal Duarte, Diretor de Turismo da Fundação.



Blog Tour da Experiência: Qual o projeto ou iniciativa para o desenvolvimento turístico de Petrópolis que o senhor destacaria e por quê?

Aníbal Duarte: Em primeiro lugar, nós temos o Plano Diretor de Turismo, cuja primeira versão foi elaborada em 1998, e reavaliada em 2009, com vigência até 2019. Este Plano – transformado em lei pela Câmara de Vereadores – conta com 126 projetos, organizados por blocos, de acordo com as dimensões do turismo. Até agora, 30 projetos já foram implantados, e 40% dos projetos relacionados à infraestrutura foram concluídos, tais como a construção da rodoviária e outras reformas em espaços. Ações de promoção e divulgação também estão presentes no Plano Diretor. Nesse sentido, foi elaborado um Inventário de Oferta do Município, publicado no site destinopetropolis.com.br, onde os empresários recebem uma senha e podem atualizar e fazer promoções por conta própria. O site, que recebe mais de 10 mil visitas por ano, oferece também um mapa da cidade, onde o cliente aponta a área de interesse e recebe um mapa personalizado através do portal. Sem dúvida que esta ação de divulgação, somada às participações em feiras com operadoras e agências de viagem, propiciou à Petrópolis ótimos resultados, como o recorde na BauerFest, com 55 milhões de reais gastos na cidade.

Blog Tour da Experiência: Petrópolis tem resultados em relação a aplicação de projetos voltados ao desenvolvimento turístico no destino? E quais são as expectativas para os próximos anos?

Aníbal Duarte: Um dos resultados mais evidentes é a evolução da nota de Petrópolis no Estudo de Competitividade da FGV. Em 2008, nosso índice geral de competitividade era 56,5%; em 2009, 57,5%; em 2010, 59,5%; e em 2011, alcançamos a marca de 63,3% – maior do que a média Brasil, e maior que a média dos destinos que não são capitais. Nossas expectativas, portanto, são de crescimento, tendo em vista todos os investimentos que estão sendo executados. Já foram captados mais alguns projetos junto ao MTur, tais como: sinalização turística, revitalização de pontos turísticos, ampliação e reforma dos centros de informações turísticas, projeto de um centro de convenções, estruturação do circuito eco-rural, e implantação de city tour com jardineira, com guia e áudio-guia.

Blog Tour da Experiência: De que forma o Projeto Tour da Experiência está contribuindo para o desenvolvimento turístico de Petrópolis? E quais as expectativas em relação a sua execução no destino?

Aníbal Duarte: O conceito do Projeto Tour da Experiência se encaixa perfeitamente nas características de Petrópolis, que possui um acervo histórico-cultural importante, propiciando a interação com o público. A cidade está cheia de espaços culturais que podem ser explorados para isso. Turismo e Cultura estão trabalhando juntos para desenvolver programas dentro de espaços culturais, em fábricas, e junto com artistas locais. Cada vez mais turistas querem participar, isto é, querem passar para a dimensão sensorial do turismo, e Petrópolis abriga possibilidades imensas de desenvolver esse tipo de produto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário