segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sonhar faz parte da nossa história

Após o sucesso da implantação do projeto-piloto na Região Uva e Vinho, entre 2006 e 2007, o Tour da Experiência desembarcou, no ano de 2008, em mais cinco destinos brasileiros – entre eles o município de Petrópolis, considerado hoje como um pólo de experiências turísticas inovadoras.

Desenvolvido entre os anos de 2006 e 2007, na Região Uva e Vinho, no Rio Grande do Sul, o piloto do Economia da Experiência obteve resultados bastante perceptíveis, proporcionando – por meio de uma identidade única para os seus produtos – o desenvolvimento efetivo e a sustentabilidade econômica dos empreendimentos envolvidos.

Logo, essa experiência serviu de referência para a consolidação da metodologia de implantação do Projeto entre 2008 e 2009, ocasião em que foi aplicada a quatro novos destinos brasileiros: Costa do Descobrimento (BA), Bonito (MS), Belém (PA) e Petrópolis (RJ), contemplando, assim, cada uma das cinco macro-regiões turísticas brasileiras – respectivamente, Nordeste, Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

Os destinos escolhidos foram definidos após uma profunda análise, que levou em consideração a riqueza histórica e cultural a ser explorada, o nível de trabalho cooperado das lideranças locais, a infraestrutura, a diversificação da produção associada, além da diversidade e da qualidade da oferta turística.

O objetivo da implementação dessa metodologia, portanto, foi o de justamente auxiliar os profissionais da área de turismo a se tornarem “mestres na arte de vender experiências”, visando não apenas atender e satisfazer as novas demandas detectadas, mas, sobretudo, superar as expectativas dos turistas. Para isso, foi necessário, de um lado, promover a integração do mercado através da consolidação de uma rede de cooperação, e de outro, estimular profundamente a criatividade dos empreendedores, de modo que fossem capazes – através da valorização de suas peculiaridades culturais – de estabelecer um processo constante de inovação para suas ofertas.


Tour da experiência em Petrópolis


Fundado pelo Imperador Dom Pedro II, em 1843, o município de Petrópolis compreende a região das serras do Rio de Janeiro, tendo sua cultura profundamente marcada pela histórica presença da Família Imperial, que costumava utilizar a cidade como refúgio para os escaldantes dias do verão fluminense.

Assim, a chamada “Cidade Imperial”, como ficou conhecida, tornou-se rapidamente o reduto preferido de inúmeros artistas, intelectuais e nobres da época – tais como Santos Dumont, Rui Barbosa e o Barão do Rio Branco – que se instalaram confortavelmente em mansões ou em curiosas residências de veraneio.

E em virtude disso, portanto, é que Petrópolis guarda até hoje um grandioso patrimônio arquitetônico, sem falar, é claro, em sua rica herança cultural, refletida em inúmeros grupos de dança, teatro, música e artes plásticas. No entanto, além de contar com tamanho acervo histórico-cultural, Petrópolis é um lugar, acima de tudo, repleto de estórias pitorescas – estórias que, entrelaçadas, formam o panorama de um dos mais fascinantes períodos culturais do Brasil.

Por tudo isso, o Projeto Economia da Experiência encontrou em Petrópolis um rico manancial de oportunidades, de modo que – sob a gestão local do Sebrae, e com a parceria da Fundação de Cultura e Turismo do município – 20 empreendimentos locais foram então beneficiados.

Esses empreendimentos receberam cinco consultorias individuais, que tiveram como objetivo auxiliá-los na percepção das oportunidades, assim como na elaboração e na implantação das experiências. Paralelamente, foram promovidos alguns encontros entre os atores, além de uma série de outras atividades extras, executadas de acordo com as necessidades dos participantes.

Após a finalização dos trabalhos, os empreendimentos receberam, então, a visita técnica de uma equipe formada por representantes do Ministério do Turismo, do Sebrae, e do Instituto Marca Brasil, que analisaram as experiências implantadas, detectando se estavam de acordo com o conceito proposto e também com o tema adotado pelo destino.
A conclusão foi a de que 14 empreendimentos haviam estruturado produtos em perfeita harmonia com os objetivos do Projeto. Ou seja, estavam todos conectados com a história do Império, de tal forma que poderiam, de fato, obter a qualificação de “experiências turísticas”, uma vez que ofereciam ao visitante a oportunidade de envolvimento profundo com a cultura da região.

Assim, baseados  em profundas e minuciosas pesquisas – e fruto de muita dedicação e compromisso por parte dos atores – estes empreendimentos passaram, então, a utilizar a identificação do selo Tour da Experiência. Hoje, dentre todos os empreendimentos certificados pelo Projeto, oito ainda encontram-se atuantes em Petrópolis, quais sejam:


Casa da Ipiranga – Velhota Cambalhota

Localizada na antiga Rua Joinville, atual Ipiranga, esta edificação foi idealizada, em 1984, pelo seu proprietário José Tavares Guerra, no estilo Queen Vitória. Ainda intacta, e conservando sua decoração original, a Casa da Ipiranga possui salões de festas com lustres franceses, espelhos de cristal belga, lareiras de mármore carrara, e cerca de 300 pinturas espalhadas por todos os cômodos. Transformada, hoje em dia, em Centro Cultural, a casa conta com uma intensa programação, e busca, de forma lúdica e divertida, resgatar as histórias e os costumes da época do Império através da atriz Rose Assis, que interpreta a Velhota Cambalhota em uma performance irreverente e original.


Ewiglich – Um brinde à Jóia Imperial

Esta joalheria, que desenvolveu a “Coleção Imperial”, é capaz de satisfazer aos cinco sentidos de seus visitantes, oferecendo – além de seus produtos diferenciados – um licor de frutas oriundas do Palácio de Verão do Imperador Dom Pedro II, o qual, na época, trouxe uma família tradicional da Alemanha especialmente para cultivá-las. A Coleção Cidade Imperial, criada pela Ewiglich Joias, foi inspirada em quatro pontos turísticos de Petrópolis: Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, Catedral de São Pedro de Alcântara e Palácio de Cristal, confeccionadas artesanalmente, em ouro 18k e pedras preciosas, destina 10% do total vendido a ações de responsabilidades sócio-ambientais.


Museu Imperial – Sarau

Construída em estilo neoclássico, a Residência de Verão do Imperador foi concluída em 1862 – e o Museu Imperial, criado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1940, foi aberto à visitação pública em 1943, por ocasião do centenário de fundação de Petrópolis. Dentre suas principais atrações, destacam-se as coroas de Dom Pedro II e Dom Pedro I, o cetro em ouro, além de outras muitas relíquias. Ademais, o Museu passou a receber os visitantes para uma tarde de música, poesias e conversa com alguns dos mais importantes personagens da história do Brasil, como a Princesa Isabel, a Condessa de Barral e a Baronesa de Loreto.


Pousada Paraíso Açu – Encantos e Sensações

A poucos passos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a pousada Paraíso Açu convida os turistas para uma experiência única: “viver, sentir e saborear tudo aquilo que, na época, encantava profundamente a Família Imperial”. Em meio a bromélias e orquídeas, que se contrapõem à imponência das montanhas rochosas, o estabelecimento dá as boas-vindas aos visitantes com um chá de ervas e biscoitos artesanais de aveia. Entre seus encantos, está a caminhada até a cachoeira das bromélias, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde os turistas podem conhecer um grande número de espécies catalogadas, entre elas a Bromélia Alcantarea Imperialis. Ademais, na Pousada Paraíso Açu, os hóspedes são acolhidos com escalda-pés em bacia de barro, bolas de gude, e ervas frescas, para logo depois deliciarem-se com uma rica culinária influenciada pela cultura negra.


Pousada Paraíso – Paraíso do Imperador

Localizada a mil metros de altitude, esta pousada oferece diversas atrações para aqueles que desejam aventura, e também para os que preferem relaxar diante de uma bela paisagem. Atividades como arco-e-flecha, rapel, belas trilhas pela Mata Atlântica, piscinas naturais, e um criativo atelier de artes, são os destaques do estabelecimento. Na Pousada Paraíso, os clientes podem ainda plantar uma muda de árvore e acompanhar seu crescimento durante toda a vida, apreciar a beleza do canto dos pássaros – como fazia Dom Pedro II – além de saborear o inesquecível “Jantar dos Sonhos”, com a participação da Serenata Imperial.


Serenata Imperial

A Serenata Imperial surgiu, simplesmente, para levar alegria a todos – cantando o amor das mais lindas canções populares. Com ela, músicos e seresteiros caminham juntos através dos tempos, unidos por este grande ideal: a música brasileira. A Serenata Imperial convida a todos, também, para o inesquecível “Jantar dos Sonhos”, na Pousada Paraíso, onde a alegria e a nostalgia dos tempos antigos são despertadas por meio dos cinco sentidos. Além disso, é oferecido aos turistas um trabalho em hotéis e pousadas, fazendo com que um jantar, uma degustação ou até algumas histórias do Império fiquem mais agradáveis ao som de uma serenata.


Solar Fazenda do Cedro – Observatório Imperial

Inserida no interior de uma fazenda nos arredores de Petrópolis, próximo a Itaipava, esta pousada pode ser a alternativa ideal para um breve ou longo descanso. Lá, o tratamento discreto e personalizado contribui para a criação de um clima romântico de bem-estar e relaxamento, direcionado a casais de todas as idades. Já para as famílias, o estabelecimento oferece o contato com o dia-a-dia da fazenda, além de atividades especiais para o público infantil, como os pequenos animais da “fazendinha” e um cardápio especialmente elaborado para as crianças. Ademais, em uma das praças do empreendimento – transformada em Observatório Imperial – os visitantes podem mirar os astros e as estrelas do firmamento, estimulados pela contação de histórias especialmente relacionadas ao interesse de Dom Pedro II pela astronomia.


Imperial Tour – Rota Petrópolis Imperial
 

Esta agência receptiva de Petrópolis e Serras Cariocas busca transformar a viagem de seus clientes em uma experiência significativa e prazerosa, diferenciando-se pelo trabalho inovador, focado na personalização e na excelência de seus serviços. Assim, a partir do Projeto Economia da Experiência, a empresa passou a oferecer a “Rota Petrópolis Imperial”, que proporciona vivências memoráveis nas quais o sonho do Imperador é compartilhado com o público. Tudo especialmente elaborado para transformar a viagem em descobertas surpreendentes e momentos inesquecíveis, onde o visitante é o ator principal. Sabores, aromas, sensações... Mais que uma viagem: a emoção de fazer parte dessa história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário