terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A inovação como motor da experiência


Desde 2006, com a implementação do piloto na Região Uva e Vinho, a palavra de ordem do Projeto Tour da Experiência foi sempre "inovação" – inovar para atender a novas necessidades e valores de mercado; inovar para transformar o habitual e a mesmice em algo único e memorável para os turistas
.




As ideias que deram origem ao Projeto Tour da Experiência no Brasil apareceram pela primeira vez, de forma sistematizada, em 1999, com a publicação de dois trabalhos revolucionários no campo dos negócios: de um lado, o livro "A sociedade dos sonhos", do dinamarquês Rolf Jensen, e de outro, um estudo intitulado "Economia da Experiência", dos americanos James Gilmore e Joseph Pine. Em síntese, o surgimento dessas duas obras representou uma das mais drásticas mudanças na maneira como até então percebíamos a origem das demandas nos consumidores.

Em primeiro lugar, Rolf Jensen – um dos mais importantes estudiosos dos hábitos de consumo da humanidade – introduzia no pensamento contemporâneo o conceito da "Sociedade dos Sonhos", de acordo com o qual, os produtos e os serviços tenderiam, a partir de então, a adaptar-se às demandas provenientes dos “desejos do coração” dos consumidores, e não mais às demandas dos seus pensamentos racionais, "sendo chegado o momento, portanto, de ofertarmos acontecimentos exclusivos e eternamente memoráveis, pela sua forma, pelo seu sentido e pela emoção vivenciada".

Paralelamente a isso, do outro lado do Atlântico, James Gilmore e Joseph Pine, renomados especialistas em mercado pela Universidade de Harvard, chegaram a conclusões similares. Em “Economia da Experiência” – um complexo estudo sobre as tendências de vida e consumo na atualidade – eles apontaram que as ofertas, para contemplar as novas demandas, deveriam priorizar a “promoção e venda de experiências únicas”, ou seja, “emoções memoráveis para os consumidores em geral”. E para que isso ocorresse, seria fundamental que os produtos e serviços ofertados investissem de forma intensa em um processo constante de inovação.


A partir dessas duas publicações, portanto, o setor turístico – associado à cultura, ao entretenimento e à natureza – encontrou um enorme universo de possibilidades. Afinal, a atividade turística, por sua própria natureza, é um "produto-experiência", de modo que se configurou no campo mais fértil para germinarem as "sementes de inovação". Assim, tais ideias rapidamente se espalharam pelo mundo, lançando as bases de um "novo turismo", o Turismo de Experiência. E para ilustrar esse processo de transformação do setor turístico, oferecemos a seguir alguns exemplos internacionais de destaque na aplicação desses conceitos inovadores. Inspire-se!


Ellen’s StarDust Diner
.



Localizado em Nova York, o tema central deste restaurante gira em torno dos Anos 50, e os garçons e as garçonetes são cantores, que se revezam fazendo performances. Ao chegarem no local, os turistas são acomodados em uma mesa, e recebem o cardápio. Logo depois, os garçons voltam para explicar como funciona a casa, quais os pratos mais "famosos", e anotam o pedido; mas tudo isso sentados na mesa ao nosso lado! Esta atitude, portanto, aproxima os clientes do empreendimento, deixando-os mais à vontade. http://www.ellensstardustdiner.com/


Napa Valley Wine Train
.


Este trem passa pelas vinícolas de Napa Valley, próximo a San Francisco. Você pode escolher em qual vinícola deseja desembarcar para uma visita. O passeio começa já na estação, com a degustação de alguns vinhos da região. Ao embarcarem, os turistas sentem como se estivessem entrando no "túnel do tempo", pois a decoração é inteiramente temática. Os garçons, que são também guias porque explicam tudo durante o caminho, entregam o menu do almoço, acompanhado dos vinhos que harmonizam com o prato. Depois do almoço, ocorrem as paradas nas vinícolas escolhidas para o tour e a degustação. Voltando ao trem, são servidos a sobremesa e o café no caminho de volta para a estação. http://winetrain.com/


Alcatraz Island
.


Esta é uma antiga prisão de San Francisco, que se tornou um exuberante museu. Ao chegarem, os visitantes recebem o áudio-guia, que está incluído no preço do passeio. Este guia é um grande diferencial do atrativo, pois a história é narrada por personagens (presos e agentes carcerários), o que transporta os turistas de volta à época retratada, transmitindo muita emoção. http://www.alcatrazcruises.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário