segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cinema & Turismo


A produção de obras cinematográficas é hoje a ferramenta de marketing mais poderosa para o aumento do fluxo de visitantes, e a criação de estratégias para atrair produções audiovisuais é uma das tendências mais importantes do mercado turístico mundial.

A relação entre o cinema e o turismo é um fenômeno que vem crescendo rapidamente em todo o planeta. É ponto pacífico entre os teóricos do turismo que as imagens dos destinos construídas por meio do cinema e da TV exercem um papel decisivo no processo de escolha dos lugares a serem visitados pelos turistas.

Em outras palavras, a forma com que um destino é representado em filmes e séries de televisão é decisiva na construção da sua imagem para o mundo, de modo que o impacto que essas obras audiovisuais exercem sobre os potenciais turistas tem sido demonstrado principalmente através do aumento do número de visitantes.

Para se ter uma ideia, o jornalista Fernando Porto, da revista Host Hospitalidade & Turismo Sustentável, afirma que "a média de audiência de um filme de repercussão mundial é de 150 milhões de espectadores durante as três primeiras semanas de exibição; da mesma forma, a divulgação atinge mais pessoas a partir de seu lançamento em DVD e exibição em televisão posteriormente".

Por isso, o desenvolvimento de estratégias para atrair produtores de cinema, disputando as locações de filmes através de um órgão responsável por tal assunto, é uma das tendências mais importantes do turismo mundial.

Trata-se da criação dos chamados Film Commission – comissões locais que tem por objetivo interagir com o setor da produção audiovisual, visando atrair para os destinos a realização de filmes, novelas, séries, documentários, comerciais de TV etc.

Além de promover o uso das locações para filmagens, as Film Commissions costumam oferecer incentivos fiscais para os produtores de TV e cinema, contribuindo para o desenvolvimento da atividade e induzindo benefícios econômicos e culturais para a sua região, além, é claro, de funcionar como a mais eficaz ferramenta de marketing para os destinos beneficiados.


Nascido nos Estados Unidos na década de 50, esse conceito tendo sido replicado progressivamente por todo o mundo, sendo possível hoje contabilizar várias centenas de comissões dessa natureza em atividade.

No Brasil, a criação de Film Commissions, em nível municipal e estadual, teve o seu ápice em 2008. Hoje, existem dezenas de comissões espalhadas pelas cinco regiões do País, com destaque para Rio de Janeiro, Manaus e Bento Gonçalves.


A partir destes dados, portanto, podemos concluir que o restante dos destinos brasileiros precisa urgentemente tomar consciência desta fantástica ferramenta de marketing, incentivando cada vez mais o cinema nacional e a atração de produções estrangeiras que queiram filmar em nosso território.

Um comentário:

  1. Pedimos licença para informar que estamos com inscrições abertas em nosso site, para o Tourfilm Brazil, maior evento de filmes de turismo, até o final de Outubro de 2014 com inscrições totalmente gratuitas. Maiores informações em nosso site www.tourfilmbrazil.com

    ResponderExcluir