quarta-feira, 28 de março de 2012

O amor e o marketing

Para o Projeto Tour da Experiência, produtos e serviços devem se adaptar aos desejos que vêm do coração dos turistas, e não mais às demandas oriundas de seus pensamentos racionais.

Como sabemos, o principal objetivo do Projeto Tour da Experiência é auxiliar no desenvolvimento de produtos inovadores, capazes de se relacionar de forma "mais íntima" com os turistas, provocando algo como uma "experiência vivencial".

Do ponto de vista do mercado, isso significa uma mudança fundamental no paradigma da oferta de produtos e serviços, pois anuncia uma nova e irreversível tendência no comportamento contemporâneo, na qual o componente emocional passa a assumir uma posição central na lógica do consumo.

Para o turismo, isso significa que o consumidor (no caso, o turista) está se transformando em "protagonista de uma mágica estória" – uma estória de viagem capaz de marcar sua alma com experiências inesquecíveis, isto é, com produtos e serviços que, de alguma forma, alterem sua vida, e permaneçam eternamente em sua memória como "sementes de inspiração".

Para isso, no entanto, é necessário que os destinos saibam, afinal de contas, quais são os elementos que tecem esse "sonho de viagem" na cabeça do turista. E nesse sentido, o Projeto Tour da Experiência nada mais é do que a materialização sistematizada do que as pessoas hoje em dia desejam em termos de produtos e serviços turísticos. Em outras palavras, o diferencial agora é a "experiência".

E aqui chegamos ao ponto crucial da questão: como produzir as condições necessárias para que ocorra a "experiência"? É preciso, em primeiro lugar, se aproximar do turista. Conectar-se com ele. Pois, como dissemos anteriormente, o diferencial agora é a "emoção", a "magia", o "encantamento". Por isso, a marca Tour da Experiência se propõe, a partir de um estudo profundo do mercado, a oferecer o conhecimento necessário para criar essa "conexão" dos empreendedores com os turistas – condição esta essencial para se alcançar o efeito da experiência.



Use os sentidos... 

                             
São eles que falam
                                  com a mente 

                                                                                
na língua 
                 
                  das emoções.




Para estabelecer esta conexão, portanto, a marca Tour da Experiência deve priorizar uma relação "afetiva" com o seu público, com o objetivo de demonstrar a ele o caráter profundo do projeto, e também de fidelizá-lo através de uma relação de pertencimento emotivo ao Projeto. Em outras palavras, o consumidor deve ser conectado por meio de "elos emocionais", a fim de fixar a identidade da marca em sua percepção.


"As marcas têm que ser amadas e não simplesmente respeitadas, como ocorria no passado." 

Aqui, é fundamental lembrarmos do conceito de "lovemarks" – criado pelo publicitário inglês Kevin Roberts, e publicado no seu famoso livro de 2004. Como o próprio nome já revela, lovemarks (ou "marcas de amor") são marcas que possuem uma enorme capacidade de se "fixar" em seus consumidores – os quais, então, deixam de ser apenas consumidores, para tornarem-se "seguidores". De acordo com Roberts, "as lovemarks deste novo século serão as marcas e as empresas que criarem conexões emocionais genuínas com as comunidades e redes com as quais se relacionam; e isso significa tornar-se próximo e pessoal".


"Atualmente, o poder mudou de mãos e está com o consumidor. Ele está dizendo que quer deter o poder das marcas." 


No que tange especificamente o setor turístico, os destinos e os estabelecimentos que compartilham da marca Tour da Experiência podem utilizar o conceito de lovemark para se posicionarem nas mentes e nos corações dos consumidores. De acordo com Roberts, "lovemarks são pessoais, e podem ser qualquer coisa – uma pessoa, um país, um carro, uma organização; lovermarks são marcas carismáticas que as pessoas amam e protegem com unhas e dentes, e você as reconhece imediatamente".


"O marketing morreu. Você precisa passar para o departamento da interatividade. Você precisa ser um conector. Os consumidores morreram e foram substituídos por seres humanos.



Como dissemos acima, o termo lovemark é usado por Kevin Roberts para definir as marcas com posicionamento avançado, que inspiram a lealdade dos clientes por meio da emoção. Por isso, de acordo com o autor, construir marcas de confiança hoje em dia não é mais suficiente; é imprescindível, a partir de agora, criar conexões emocionais com os consumidores.


Segundo Roberts, marcas de confiança (ou "trustmarks"), apesar de serem sólidas e sensatas, não estabelecem nenhuma emoção em suas relações com os públicos. É claro que, em termos de gestão de marcas, a confiança é um elemento fundamental, mas insuficiente. É preciso ir além e evoluir em direção às lovemarks, capazes de estabelecer uma fidelidade eterna, além da razão.

Afinal, estamos vivendo hoje a "economia da atração", e não mais a "economia da atenção", de modo que é preciso agora "entreter", "satisfazer" e "surpreender" os clientes. As lovemarks, portanto, são construídas a partir do respeito e do amor, para atender aos desejos de consumidores que estão em busca de conexões novas e emocionais. Mas não pense que só grandes empresas podem criar lovemarks; você mesmo, seus produtos e seus serviços podem criar uma relação de amor com os seus clientes:


Kevin Roberts
Após uma de minhas palestras, uma participante perguntou:

"Você diz que a emoção é a chave para se construir relacionamentos... Eu trabalho numa indústria de tijolos... Como você torna um tijolo emocional?"


Resposta: "Você não torna um tijolo emocional, mas deve falar sobre o que os tijolos representam: lares, conquistas, prédios erguidos com camadas deles, cujo sonho inspirador era nada menos que tocar o céu".



























Um comentário:

  1. Conteudo essencial para tornarmos as marcas preferidas no mercado.
    O amor é o caminho para o sucesso das pessoas, das empresas e das marcas.

    ResponderExcluir