quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Zamek Boutique Hotel participa de Benchmarking em SP

  • Mauro César Noskowski, proprietário do Zamek Hotel Boutique, desde 2008 participando do projeto Tour da Experiência, inovou quebrando mais um paradigma, inaugurando em terras onde predomina a etnia italiana, o Zamek Hotel Boutique, primeiro hotel do Brasil inspirado em onze cidades da Polônia, no qual o Hóspede pode vivenciar a experiência em se hospedar em onze dias, mudando a cada dia de apartamento e assim experimentando a história de onze cidades da Polônia. E para breve está prevista a implantação da segunda fase com a ampliação do Zamek, agora inspirado em castelos da Polônia.
O Zamek Hotel Boutique foi convidado a fazer um Benchmarking pelo Ministério do Turismo, como foi esta experiência?
O Benchmarking proporciona uma virada em sua vida profissional e em sua comunidade, pois por alguns dias proporciona a imersão para conhecer e vivenciar as melhores práticas de destinos que já são referência. É aprender com quem já passou por todos os passos e hoje é case de sucesso. Desde o momento que acordamos e ate irmos dormir, estamos recebendo muita informação e todo este aprendizado pode e deve ser colocado em prática em nossas empresas e principalmente multiplicar em nosso destino. É muito gratificante poder ampliar as sensações vividas.
Como é fazer benchmarking no setor do turismo?
Estar em dia com o CADASTUR é o primeiro quesito para participar do Benchmarking, é um desafio desde a inscrição, pois a seleção dos empresários participantes é bastante concorrida. Participar de um Benchmarking é estar aberto e preparado para aprender e quebrar paradigmas, inovando em sua empresa com boas práticas já experimentadas e multiplicar em seu destino turístico. Tive a felicidade de participar em 2006 na Espanha vivenciando Turismo Cultural e Esportivo nas cidades de Zaragoza, Barcelona e Valência e neste ano participei em São Paulo com as melhores práticas nacionais em Turismo de Eventos. Benchmarking surgiu em 2005 - sendo parceiros o Ministério do Turismo, EMBRATUR, ABAV e SEBRAE.
Dentro das mais diversas novidades, o Sr. consegue implantar alguma prática?
Algumas pequenas práticas podem ser aplicadas de imediato. Uma delas que já realizamos foi a colocação de botons com a bandeira do país que nosso colaborador domina o idioma. Comprei os botons ainda no Aeroporto de SP e já aplicamos nos colaboradores do Zamek Hotel Boutique. As maiores práticas serão colocadas em prática com as adequações necessárias. Mas penso que as melhores práticas, poderei efetivá-las na comunidade por meio do Bento Convention Bureau, que tem o foco na sustentabilidade do Trade Turístico, e de toda cadeia produtiva que gira em torno do turismo. O desafio maior é diminuir os períodos de sazonalidade.
O que mais lhe impressionou nestas viagens da Espanha e de São Paulo?
Tanto na Espanha quanto em São Paulo o que mais impressionou foi a forma profissional que conduzem o turismo com a parceria entre o poder público e o privado. Cada evento conquistado é comemorado e desafiado para ser o melhor, assim o poder público assume seu papel e coloca em prática as obras de acesso, locomoção, informações em geral, possibilitando ao participante dos eventos a segurança e a interação com a comunidade local. Em Barcelona, eles já captaram eventos para 2050, isso é garantia de continuidade na qualidade e no aprimoramento dos serviços.
Existe pelo menos um quesito que podemos nos igualar com a Espanha?
Existem vários, no turismo cultural da Espanha, o exemplo local é Gramado com a criação do Natal Luz, um case de sucesso, movimentando toda a cidade e região por dois meses, e no passado era um período de baixa ocupação. Bento Gonçalves é um exemplo na realização de eventos nacionais e internacionais. Somos hospitaleiros e buscamos o diferencial da qualidade de nossos serviços, inovamos na gastronomia e nossos vinhos podem ser comparados aos melhores vinhos da Europa, sendo assim o Enoturismo um gancho para atingirmos o turismo internacional. A Serra Gaúcha como um todo é empreendedora, não ficamos esperando, arregaçamos as mangas e empreendemos. Somos ainda jovens no turismo se compararmos com a Europa, e mesmo assim já somos um destino consolidado. Eu desafio os empresários a sempre participarem das atividades oferecidas pelo Ministério do Turismo e principalmente o Benchmarking. A Copa de 2014 será um marco no turismo do Brasil, mas para isso devemos nos preparar para esta mudança, seja uma empresa pequena ou de grande porte. Com o Benchmarking nos nivelamos no aprendizado e é um dever de cada um de nós empreendedores a multiplicação de nossos conhecimentos e lembrarmos que “uma andorinha sozinha não faz verão”.
Entrevista especial com Mauro César Noskowski, proprietário do Zamek Hotel Boutique, localizado na entrada do Vale dos Vinhedos, entre Garibaldi e Bento Gonçalves, pela jornalista Rozangela Allves, do Melhor do Sul, de Canela - RS.
Mauro César Noskowski é graduado em História pela Universidade de Caxias do Sul, se especializou na cultura polonesa onde fundou em 1993 a BRASPOL - Representação Central da Comunidade Polonesa do Brasil.

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