O projeto Lisboa Sensorial, criado pela agência portuguesa Cabracega, levou ao extremo o princípio do marketing de experiências de utilizar os sentidos para gerar uma vivência única e inesquecível. O projeto consiste na organização de passeios turísticos pelo bairro de Alfama, um dos mais antigos de Lisboa. O inusitado do passeio: todos os participantes usam uma venda e são conduzidos por um guia cego da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal). O grupo é acompanhado ainda por um guia Lisbon Walker que fornece todas as informações históricas do local. Segundo os organizadores, o projeto tem dois objetivos: proporcionar uma experiência sensorial, que visa a construção de um novo conhecimento do espaço através do estímulo dos sentidos do olfato, tato, paladar e audição pela ausência da visão e sensibilizar para o universo daqueles que não enxergam, mas sem focar nas limitações e sim nos estímulos novos e diferentes que a ausência da visão pode trazer.
Muito bacana !
ResponderExcluirCerta vez vimos na TV, no programa do Amauri Jr, onde ele e sua equipe foram a um restaurante na Alemanha. Os proprietários deste restaurante eram deficientes visuais. Todas os clientes faziam suas refeições no escuro e servidos por cegos !! Era uma experiência interessante, pois as pessoas não sabiam o que iam comer ! O legal era descobrir o que você estava comendo e a comunicação realizada entre as pessoas que estavam ali, sem enxergar nada !
Cada mesa tinha uma pessoa para servir/atender. E como os clientes estavam no escuro e não viam nada, gritavam o nome da pessoa ... achando que elas tb não ouviam !! Ou seja, perdiam as referências.
Muuuito legal e dá vontade de ir até lá.