segunda-feira, 18 de julho de 2011

Empresas lançam coleção de joias no Salão do Turismo - As 120 peças são inspiradas nos cheiros, sabores e crenças do Pará



As joias paraenses, produzidas por micro e pequenos empreendedores da região, estão no 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. Entre elas, a coleção Joias de Belém, lançada nesta edição do evento e pautada não só pelo design e pela estética. Com o conceito de beleza orientado pelos encantos da cultura local, a Amazonita e a Ourogema criaram 120 peças inspiradas nos valores dos cheiros, dos sabores e das crenças da capital paraense, produzidas com ouro e prata, agregados a materiais regionais, como gemas orgânicas e inorgânicas, descartadas pela natureza, sementes e fibras.


A Amazonita e a Ourogema estão entre os 15 empreendimentos que integram o Tour da Experiência em Belém – projeto desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, com foco de negócio voltado para criação de novos destinos turísticos que ofereçam produtos e serviços capazes de proporcionar uma experiência única ao turista. A Amazonita é um dos cinco empreendimentos do projeto convidados para estar nesta edição do Salão do Turismo, no espaço oferecido pelo Sebrae para promoção e comercialização de seus produtos e serviços.“Não perco oportunidades. Vim com a intenção de divulgar a coleção Joias de Belém, mas já fechei grandes negócios. Fiz quatro contatos, em nome da Amazonita e da Ourogema, com empresas de outros estados para fornecimento de peças. 

Entre elas, uma de Brasília e outra do Rio de Janeiro”, conta a produtora de joias e proprietária da Amazonita, Maria Paixão.Além de Belém, o Tour da Experiência é composto outros quatro destinos: Bonito (MS), Petrópolis (RJ), Costa do Descobrimento (BA) – que passa por Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Belmonte – e a Região da Uva e Vinhos (RS), que compreende as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis, Vila Flores, Nova Prata, Cotiporã, Protásio Alves e Caxias do Sul. 


Com exceção da Bahia, eles também têm expositores na área de promoção e comercialização.Cada um desses destinos criou novos produtos orientados por um tema. Em Belém, foi crenças, cheiros e sabores. Nesse contexto, o roteiro inclui visitas aos pontos turísticos relacionados ao Círio de Nazaré (Basílica Santuário, Museu do Círio, Complexo Feliz Lusitânia); almoço no Divina Comida, com aula-show do principal prato do Círio, o pato no tucupi; visita ao Mercado Ver-o-Peso para conhecer os ingredientes e ervas da rica gastronomia e perfumaria local; passeio pela floresta, na ilha do Combu, para conhecer espécies nativas, apresentação de lendas e mitos, banhos de cheiro e almoço regional; show de carimbó e até a possibilidade de aprender a preparar um açaí, por exemplo. Já no Museu das Gemas, é mostrado o processo de criação de joias nas empresas Amazonita e Ourogema.Atualmente, em Belém, são atendidos pelo projeto empreendimentos do segmento de gastronomia, hospedagem, agência de receptivo e produção associada ao turismo – artesanato, joias, empresas de eventos, grupos folclóricos e perfumaria. “Estamos realizando trabalho de capacitação para ampliar o número de empresas que participam do Tour da Experiência. Várias querem fazer parte do grupo, mas é preciso que eles tenham um nível de qualidade para acompanhar os que estão desde o início”, observa a gestora do Tour da Experiência em Belém, Jaqueline Diniz.

Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/12120938/servicos/empresas-lancam-colecao-de-joias-no-salao-do-turismo/

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